Prefeitura do Rio demole parte de restaurante Frontera em área nobre da Barra da Tijuca

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, nesta segunda-feira (21), a demolição parcial do restaurante Frontera construído irregularmente na Avenida Armando Lombardi, uma das regiões mais movimentadas e valorizadas da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

Segundo as Secretarias de Ordem Pública (SEOP) e de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, o imóvel vinha descumprindo normas urbanísticas há mais de uma década, acumulando notificações e multas desde pelo menos 2006. O restaurante avançou ilegalmente 300 metros quadrados além da área permitida, ocupando o afastamento frontal sem qualquer licença.

Apesar de ter a possibilidade de se regularizar pela Lei da Mais Valia, o estabelecimento não apresentou projeto de adequação e acumula uma dívida superior a R$ 1,2 milhão, de acordo com a Prefeitura.

De acordo com Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública, a operação faz parte de um esforço mais amplo da gestão municipal para combater construções irregulares em toda a cidade. Desde janeiro de 2021, mais de 5.500 imóveis ilegais já foram demolidos, incluindo edificações ligadas à ocupação de áreas públicas e influências do crime organizado.

“Essa é mais uma ação para garantir o cumprimento da legislação urbanística e liberar espaços públicos ocupados de forma irregular. O responsável pelo restaurante foi multado e notificado diversas vezes, mas não regularizou a situação”, afirmou Carnevale.

A demolição deve prosseguir caso a situação não seja regularizada. Até o momento, os responsáveis pelo restaurante não se pronunciaram.

Quer se manter informado? continue lendo na Diário impresso!

Publicar comentário