MEC lança programa “Na Ponta do Lápis” para levar educação financeira a mais de 30 milhões de estudantes

O Ministério da Educação (MEC) lançou oficialmente o programa Na Ponta do Lápis, que pretende levar educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária a estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de todo o país.

A iniciativa, regulamentada pela Portaria nº 502/2025, publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (9), tem como meta alcançar mais de 30 milhões de alunos e envolver cerca de 2 milhões de professores.

O objetivo é ajudar os jovens a desenvolverem habilidades para administrar suas finanças, entender impostos, planejar o futuro e tomar decisões de consumo mais conscientes, evitando o endividamento desde cedo. O programa também reforça a implementação de temas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da macroárea de “Economia”.

A adesão dos estados, municípios e do Distrito Federal é voluntária. Para participar, é necessário assinar um termo de compromisso com o MEC. Em contrapartida, as redes de ensino terão acesso a apoio técnico e financeiro, além de formação continuada para professores, gestores e equipes técnicas, de forma a integrar a educação financeira ao currículo escolar.

Um comitê estratégico será criado para apoiar a execução do programa e definir diretrizes. O grupo será composto por representantes de diversos órgãos federais, como Banco Central, Ministério da Fazenda, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep), além de entidades ligadas à educação, como Undime e Consed.

A nova política também dialoga com outras ações do governo, como o programa Pé-de-Meia, voltado a estimular a permanência escolar. A expectativa é que, ao oferecer noções práticas de finanças pessoais desde cedo, o Na Ponta do Lápis contribua para reduzir desigualdades, fortalecer a cidadania e ampliar as oportunidades de jovens em todo o Brasil.

Quer se manter informado? continue lendo na Diário Impresso!

Publicar comentário