Proibição de Trump é derrubada e mantém esperança na vida acadêmica de cerca de 6800 estudantes estrangeiros na Universidade de Harvard.
Nesta sexta-feira (23), uma juíza federal decidiu suspender o decreto do governo de Donald Trump que impedia estudantes estrangeiros na Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas do mundo.
A decisão ocorre após o Tribunal Federal de Boston aceitar uma queixa apresentada pela universidade contra o governo dos EUA pela proibição imposta.
Harvard argumenta que a revogação do programa de estudantes e visitantes de intercâmbio é uma “retaliação clara” por sua recusa às demandas políticas do governo federal.
Portanto, segue liberado o ingresso de novos estudantes e a permanência dos que já estão na universidade. Até então, esse acontecimento é a maior escalada do embate entre o governo Trump e Harvard.
Uma conferência remota sobre o caso está marcada para terça-feira (27) e dois dias depois o juiz deve ouvir os dois lados no tribunal. Nessa audiência o juíz vai decidir se concede uma liminar – que é uma ordem temporária para impedir que o governo continue com a tentativa de punir Harvard.
A juíza Allison Burroughs, nomeada por Obama, entendeu que, se o governo fosse autorizado a seguir com essa medida antes do julgamento do caso, Harvard sofreria ‘prejuízos sérios e irreparáveis’ – ou seja, danos que não poderiam ser desfeitos depois, mesmo que a universidade ganhasse o caso no futuro.
O que está acontecendo?
No dia 22/05, o governo federal revogou a certificação do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio da Universidade de Harvard, sob a justificativa de que ela havia falhado “em cumprir a lei”.
“Harvard não pode mais matricular estudantes estrangeiros e os estudantes estrangeiros existentes devem ser transferidos ou perderão seu status legal” – disse o Departamento de Segurança Interna dos EUA.
A revogação imposta pelo governo Trump foi uma punição severa contra a instituição por se recusar a atender as exigências políticas da Casa Branca.
Será que teremos mais capítulos desse embate?
Quer se manter informado? continue lendo na Diário impresso!