Milton Nascimento processa Cruzeiro por uso não autorizado de música em anúncio de Gabigol
O cantor Milton Nascimento, ícone da música brasileira, moveu uma ação judicial contra o Cruzeiro Esporte Clube pelo uso não autorizado da canção “Clube da Esquina nº 2” em um vídeo publicado para anunciar a contratação do atacante Gabigol, no início de 2025.
Além de Milton, os coautores da faixa, Lô Borges e Márcio Borges, e a gravadora Sony Music também são autores do processo.
A disputa envolve um vídeo divulgado nas redes sociais do clube na virada do ano, logo após Gabigol encerrar seu contrato com o Flamengo. O conteúdo destacava a contratação como o grande reforço celeste para a temporada e usava a emblemática música lançada em 1978 — um dos maiores marcos do movimento Clube da Esquina — sem autorização prévia dos titulares dos direitos.
A ação, que tramita na 1ª Vara Empresarial da Capital do Rio de Janeiro, cobra indenização por danos materiais, por parte da Sony Music, e uma compensação por danos morais de R$ 50 mil para cada compositor, totalizando R$ 150 mil. A informação foi revelada pelo colunista Ancelmo Gois, de O Globo.
A decisão de Milton e dos demais artistas surpreendeu parte da torcida, já que o cantor sempre declarou seu carinho pelo Cruzeiro e foi homenageado pelo clube em 2022, quando se despediu dos palcos em um show histórico no Mineirão. Na ocasião, Milton ganhou uma camisa personalizada e foi chamado de “embaixador internacional” do clube mineiro.
Mesmo com o histórico de afeto, os artistas reforçam que o uso comercial de uma obra musical exige autorização formal — o que não ocorreu neste caso. Em nota enviada ao ge, o Cruzeiro negou ter cometido qualquer violação de direitos autorais. O clube argumenta que apenas compartilhou, em formato de colaboração (collab), um vídeo postado originalmente pelo próprio Gabigol em sua página pessoal, utilizando uma faixa de áudio da galeria musical do Instagram — recurso que já credita automaticamente os autores.
Ainda segundo o Cruzeiro, até o momento não houve citação formal referente ao processo, apenas uma notificação extrajudicial recebida cerca de seis meses atrás, que já teria sido respondida. “O compartilhamento da postagem pelo Cruzeiro foi apenas de cunho editorial, até como uma forma de homenagem ao artista que, em inúmeras ocasiões, declarou ser torcedor do clube”, afirmou o clube em nota.
Polêmica no uso de músicas em campanhas
A polêmica reacende o debate sobre o uso de músicas em campanhas publicitárias e conteúdos promocionais em redes sociais, sobretudo quando se tratam de obras icônicas da música brasileira protegidas por direitos autorais.
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