EUA e Argentina iniciam processo para isenção de visto a turistas argentinos
O governo dos Estados Unidos e a Argentina anunciaram nesta segunda-feira (28) o início de um acordo para que cidadãos argentinos possam viajar aos EUA sem a necessidade de visto.
A medida, que faz parte do processo de adesão da Argentina ao Visa Waiver Program (VWP), ainda deve levar de dois a três anos para ser implementada, mas marca um importante gesto de apoio do governo Trump ao presidente argentino Javier Milei, seu principal aliado na América do Sul.
O anúncio foi feito durante a visita da secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kristi Noem, a Buenos Aires. Noem se reuniu com Milei e com a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, na Casa Rosada, onde assinaram uma declaração de intenções. A iniciativa foi comemorada pelo governo argentino como “uma demonstração clara da excelente relação” entre os dois países.
Atualmente, apenas o Chile faz parte do programa de isenção de visto na América Latina. Ao ser incorporada, a Argentina se juntará a um grupo restrito de 42 nações, em sua maioria europeias ou asiáticas, cujos cidadãos podem entrar nos EUA para turismo ou negócios por até 90 dias sem visto, desde que preencham uma autorização eletrônica (ESTA).
A aproximação entre Milei e Trump reforça o alinhamento ideológico entre os dois governos. Enquanto fortalece laços com a Argentina, o republicano tem endurecido relações com países fora de sua base de aliados, como o Brasil, que recentemente foi alvo de novas tarifas de importação de até 50% para produtos brasileiros.
Em nota, o governo argentino ressaltou que a adesão ao VWP não é automática e depende do cumprimento de rigorosos requisitos de segurança migratória e baixos índices de permanência ilegal. Segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA, a Argentina possui atualmente a menor taxa de permanência além do visto entre os países latino-americanos.
Além de reuniões políticas, a secretária Kristi Noem visitou uma base militar e participou de um tradicional asado argentino. Ela foi a terceira integrante do governo Trump a visitar Buenos Aires este ano, reforçando o discurso de uma parceria estratégica entre os dois países.
Quer se manter informado? continue lendo na Diário impresso!
Publicar comentário